domingo, 6 de novembro de 2011

GCompris, Três atividades para se trabalhar em sala.

Três atividades para uma análise do pacote GCompris para serem utilizados em sala de aula.
1º) Operações de soma  ( categoria Matemática)

Descrição: Temos que digitar o resultado da soma antes que o balão caia no lago.

 

Série: 2º ano do Ensino fundamental
Conteúdo: Atividades de álgebra
Justificativa:  É uma atividade interessante pois o aluno tem que ter agilidade, e raciocínio lógico, fazendo com que o aluno tenha atenção ao digitar os resultados.

2º) Prática de leitura  ( categoria Leitura)

Descrição: Consiste em uma imagem a direita e algumas palavras à esquerda você deve clicar na palavra que corresponde à imagem.
Série: 1º ano do Ensino Fundamental
Conteúdo: Português
Justificativa: É uma da formas de se trabalhar a leitura com os alunos brincando, com o lúdico. Eles se divertem e ao mesmo tempo estão praticando o ato de ler. A professora pode trabalhar as palavras por eles identificadas, em outras atividades.
É bem interessante.

3º)  Palavras cadentes ( categoria Informática )

Descrição: Consiste em digitar as palavras que caem antes delas chegarem ao chão.

Série: 2º ano do Ensino Fundamental
Conteúdo: Informática
Justificativa: É uma forma de o aluno descobrir o computador naturalmente, construindo o seu próprio conhecimento, tendo um intermédio do professor.

5 comentários:

  1. Muito bom!
    Os alunos vão adorar essa forma inovadora de estudar as disciplinas e de forma lúdica.

    ResponderExcluir
  2. Bel, essa atividade 3 que você preparou é uma atividade bastante lúdica de se trabalhar as palvras, além de ser uma maneira descobrir o computador e uma maneira também de treinar a escrita. Parabéns querida. Como sempre você é super criativa.

    ResponderExcluir
  3. Bel, a atividade três é ótima, também postei ela, talves seria interessante ressaltar que é uma forma lúdica para se trabalhar a composição do alfabeto, posteriormente a professora pode se apropriar do conhecimento adquido pelos alunos e trabalhar quem faz parte do grupo da vogais e quem faz parte do grupo das consoantes

    ResponderExcluir
  4. As três atividades são excelentes, mas a que mais me chamou atenção foi a primeira, que trabalha com soma e desperta a agilidade das crianças na hora de fazer continhas... Muito interessante se bem trabalhadas em sala!!!

    ;**

    ResponderExcluir
  5. A terceira atividade " Palavras Cadentes é muito interessante pois, permite que a criança faça associação das letras que caem com as letras do teclado e possibilita o exercício da agilidade, quando a criança tem que identificar e teclar na letra do teclado antes que ela caia.

    ResponderExcluir